Lucas está com...

Lilypie Kids Birthday tickers

Pesquisar este blog

domingo, 3 de fevereiro de 2008

18 SEMANAS



Seu bebê
Ele cresceu pra valer. Está pesando cerca de 150 gramas e mede 14 centímetros – é quase o dobro do tamanho registrado 15 dias atrás. Todos os órgãos continuam numa espécie de processo de ajuste. Se você estiver esperando uma menina, o útero e as trompas dela já estão formados. Se for menino, seus genitais já podem ser flagrados pelo ultra-som. Mas talvez ele não colabore muito na hora do exame, ficando de lado, meio tímido. Os bebês fazem isso algumas vezes...

Sua Gravidez
Carregar um bebê não é fácil. Conforme a barriga cresce, você pode sentir dificuldade para pregar os olhos. Deitar de bruços, por exemplo, não é muito confortável e exerce uma pressão maior sobre o útero. Algumas mulheres também têm dificuldade para respirar ao dormir de costas. Para resolver o problema, experimente dormir de lado. Praticar uma atividade física, como a hidroginástica, também vai ajudá-la a relaxar mais e se entregar ao sono. Converse sobre esse assunto na próxima consulta com seu obstetra.


Atividade física na gravidez (Por Rachel Campello)
Foi-se o tempo em que a mulher grávida precisava ficar quase em repouso. Hoje, a medicina já comprovou que se manter ativa é saudável, faz bem para o feto e ajuda o corpo da mãe a voltar à forma mais rapidamente depois da gestação. “O exercício não precisa ser restringido. O importante é avaliar qual atividade combina com cada momento da gravidez”, explica o obstetra Alberto d’Auria, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.


Pequenas adaptações-Em outras palavras, é preciso fazer algumas adaptações para que a gestante não sofra complicações provocadas pelo esforço. Acontece que, para facilitar a passagem do feto na hora do parto, o organismo produz uma dose alta de relaxina, um hormônio que alarga as articulações, aumenta a flexibilidade e dá mais mobilidade à bacia. A questão é que o corpo inteiro – todos os ligamentos de todas as articulações – também se afrouxa. Aí mora o perigo. Tornozelos, joelhos, ombros e coluna ficam muito suscetíveis a lesões. O equilíbrio também fica prejudicado, já que o centro de gravidade muda.


As vantagens da hidroginástica-Para evitar torções e sobrecarga, a atividade sugerida pela maioria dos especialistas é a hidroginástica. Ela trabalha todos os músculos sem provocar impacto nas articulações. Mas preste atenção: para que o exercício cause o efeito desejado – queima calórica, treinamento cardiovascular e resistência muscular –, você precisa sair cansada (não ofegante) da aula.


Para quem já malhava-Já as mulheres que malhavam antes de engravidar podem continuar com seu programa de exercícios, com a autorização do obstetra, de forma mais leve. Ou seja: diminua os pesos no treino de musculação, troque a corrida pela caminhada e reduza a velocidade na natação. Sempre faça qualquer atividade com bastante atenção para evitar quedas.


Em dia com o calendário do pré-natal (Por Rachel Campello)
As consultas de pré-natal são aguardadas com ansiedade pelas grávidas. Todas querem descobrir mais um detalhe sobre o bebê e ouvir dos médicos que está tudo em ordem. Se pudessem, iriam ao consultório mais vezes... Mas aqui vai um banho de água de fria: os especialistas são unânimes em afirmar que uma visita mensal é suficiente em gestações normais, em que não existem doenças na mãe nem no feto, até a 30ª semana. Muitos até são contra a vontade de alguns pais de fazer vários exames sem indicação. Segundo eles, isso só aumenta a ansiedade. “Já quando a gestante tem hipertensão ou diabete ou nos casos em que o feto não está se desenvolvendo como deveria, as consultas podem ser realizadas a cada uma ou duas semanas”, afirma o obstetra Marco Antônio Lenci, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A periodicidade também aumenta na reta final. Entre a 30ª e a 37ª semana, a visita é quinzenal e, no último mês, semanal. Vale lembrar que, dependendo da gravidade do problema, essas datas se alteram.


Nenhum comentário: