Lucas está com...

Lilypie Kids Birthday tickers

Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

5 MESES-1ª QUINZENA

O dia de faxina está chegando e, no quarto do bebê, nenhum objeto deve escapar da flanela, da escova e do sabão. Comece pelo berço. Providencie uma lavagem cuidadosa da roupa de cama e procure se livrar de acessórios dispensáveis, como almofadas e protetores acolchoados. Acredite: vai ser melhor para a criança. Quanto menos objetos à sua volta, menor será o acúmulo de poeira, o que contribui para afastar o risco de alergias.
Os brinquedos também merecem uma boa higienização, principalmente os de plástico. No caso dos bichos de pelúcia, um simples truque, que você confere aqui, pode reduzir o pó que costuma se juntar sobre eles.
Por fim, o chão merece cuidados diários. No entanto, tenha muita cautela na escolha dos desinfetantes. Alguns produtos de limpeza podem desencadear alergias, principalmente quando os bebês começam a engatinhar. Então, é bom conferir desde já o que os médicos recomendam.

Berço bem asseado (Por Liliana Negrello)
Nos primeiros meses de vida, é ali que o bebê vai passar grande parte do tempo. Dessa forma, a higiene do berço requer cuidados especiais. Para começo de conversa, ele dever ser limpo diariamente. Alguns modelos contam com protetores almofadados, que muitos pais se esquecem de assear. Fica o lembrete. Quanto menos objetos dentro do berço, melhor, aconselha a pediatra Carolina Ignez Maier Guedes, voluntária do Hospital das Clínicas de Curitiba. A medida evita o acúmulo de pó, que é um gatilho para as alergias.

Lavando a roupa de cama do bebê (Por Liliana Negrello)
Cobertores, cobertas, lençóis. Esses itens do enxoval do berço do bebê merecem atenção quando se fala em higiene. “Se os cobertores forem de lã, use capas de tecido sobre eles”, aconselha a pediatra Carolina Ignez Maier Guedes, voluntária do Hospital das Clínicas de Curitiba. “Isso facilita muito as lavagens e previne alergias.” Por falar em lavagem, evite amaciantes – eles também favorecem a ocorrência de reações alérgicas. Assim, lave lençóis, cobertas, capas, enfim, tudo que for utilizado pelo bebê com sabão de coco ou neutro.

Não brinque com a higiene dos brinquedos (Por Liliana Negrello)
Não adianta limpar o quarto, o berço e o chão e deixar de lado os brinquedos. Isso porque eles muitas vezes vão parar direto na boca das crianças, facilitando o contágio de microorganismos. Na hora de comprá-los, os pais deveriam priorizar os que podem ser higienizados, diz o pediatra Gastão Pereira Cordeiro Ferreira, do Hospital Infantil Pequeno Príncipe, em Curitiba. Veja como manter esses objetos livres de sujeira:
• Limpe os bichinhos de plástico com um pano umedecido com vinagre pelo menos uma vez por semana.
• Brinquedos que não podem ser lavados nem limpos, como os de pelúcia, devem ser envolvidos com celofane pelo menos nas primeiras semanas. Assim, evita-se o acúmulo de pó, um desencadeante de alergias.

O bebê engatinhou? Fique de olho na limpeza do chão (Por Liliana Negrello)
A criança começa a engatinhar por volta do oitavo ou nono mês. Daí, é preciso redobrar o cuidado com a higiene do chão do quarto e, por extensão, da casa ou do apartamento. "A limpeza deve ser diária", recomenda a pediatra Claudia Regina Brandalize, de Curitiba. O asseio do piso vai depender do tipo de material que o constitui. No quesito produtos de limpeza, o aconselhável é dar preferência para os que não exalam odores fortes. Evite também aromatizadores. Essas duas medidas contribuem para afastar o risco de reações alérgicas. Procure manter o quarto sempre ventilado e garanta que ele receba iluminação natural. Por fim, não apele para inseticidas, mesmo os de tomada. "Pelo menos enquanto a criança ainda for pequena", sugere o pediatra Vitor Costa Palazzo, do Hospital Infantil Pequeno Príncipe, em Curitiba. Tudo para ficar longe de imprevistos.

(Fonte: www.bebe.com.br)

Nenhum comentário: