Lucas está com...

Lilypie Kids Birthday tickers

Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de abril de 2008

28 SEMANAS



Seu bebê
A vida no útero é tranqüila, aconchegante e, claro, cheia de novidades. Nesta semana, seu bebê começou a adquirir mais gordura no corpo e está ficando rechonchudo. Seu peso não mudou muito em relação à semana passada – por enquanto, ele pesa 1 quilo e 100 gramas. O cérebro está em plena atividade e suas retinas agora conseguem captar com mais precisão a luminosidade do ambiente. Sua visão, portanto, está bem mais aguçada.

Sua gravidez
Seu nariz começou a sangrar e não é a primeira vez? Não se assuste. Na gravidez, a mucosa do nariz e das vias nasais pode dilatar um pouco e provocar sangramentos. Algumas mulheres também reclamam que o nariz fica entupido com freqüência. A causa desses dois desconfortos, mais uma vez, está nas mudanças hormonais que ocorrem no corpo das gestantes. Cuidado: quando esse tipo de incômodo surgir, não use descongestionantes sem antes conversar com seu médico. As grávidas têm várias restrições a alimentos, bebidas e medicamentos.

Sal na medida certa (Por Micheline Matos)
Alguns excessos no cardápio podem desencadear alterações graves na saúde da gestante e do bebê. O sal, por exemplo, é uma perigosa tentação. O obstetra Ricardo Barini, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista, alerta que seu consumo não deve exceder os 6 g diários recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Quem ultrapassa esse limite pode sofrer com a retenção de líquidos, uma das causas dos inchaços durante a gravidez. O exagero no consumo do ingrediente ainda pode desencadear a hipertensão arterial ou agravá-la caso a mulher já sofra com o problema. Dessa forma, pense duas vezes antes de salgar a comida. Afinal, o tempero já está presente, em sua forma natural, na composição de vários alimentos. Uma dica para dar mais sabor aos pratos e ao mesmo tempo escapar desse perigo é utilizar ervas naturais como o coentro, a salsa, o tomilho e o manjericão.

Café e cigarro: esta dupla não combina com o sorriso do bebê (Por Yara Achôa)
O consumo de café pela mãe, várias vezes ao dia, pode promover a descalcificação de seus dentes, um problema conhecido como desmineralização. Como ninguém costuma partir para a escovação logo após o cafezinho, as bactérias causadoras da cárie geralmente aproveitam essa brecha. Esse é o primeiro passo para o aparecimento das infecções bucais, que podem prejudicar a saúde do feto. O fumo é outro grande perigo. “Substâncias contidas no cigarro, como a nicotina, interferem na passagem de nutrientes para o bebê”, diz a odontopediatra Estela Aranha, de São Paulo. O hábito de fumar eleva o risco de a gestante desenvolver a doença periodontal, uma infecção desencadeada pela placa bacteriana e que afeta a gengiva.

Tetraciclina, um antibiótico proibido para gestantes (Por Yara Achôa)
Esse medicamento, indicado para tratar as infecções causadas por bactérias, pode prejudicar a formação do esmalte dos dentes do bebê. “Ele forma uma linha acinzentada bem no meio do dente”, explica a odontopediatra Tânia Lima Barbosa, de São Paulo. Por esse motivo, os médicos não receitam mais a tetraciclina durante a gestação e na fase de aleitamento. “Caso a mulher necessite de antibiótico, o medicamento deve ser prescrito pelo ginecologista com a supervisão do dentista”, diz o odontopediatra Fábio Bibancos, de São Paulo. Qualquer tratamento odontológico pode ser realizado durante a gravidez desde que tomados os devidos cuidados, como a proteção com o avental de chumbo, para o caso de exames de raios X, e o uso de anestesia própria para gestantes.

Nenhum comentário: