Lucas está com...

Lilypie Kids Birthday tickers

Pesquisar este blog

sábado, 5 de abril de 2008

12 RESPOSTAS SOBRE AMAMENTAÇÃO

Com a gravidez, passei a ser uma "orguteira" inveterada (rsrs), principalmente de comunidades afins ao meu "estado interessante"...rsrs

E uma das coisas q vi q mais preocupa as futuras mamães, além da dor do parto, episio, evacuação na hora da expulsão e outros, é o preparo das mamas pra amamentação...

Aí, uns meses atrás comprei uma revista sobe gravidez q trouxe uma reportagem sobre o tema, e muito interessante... Vamos lá...

12 RESPOSTAS SOBRE AMAMENTAÇÃO

1- MULHERES COM SEIOS PEQUENOS PODEM AMAMENTAR NORMALMENTE?
O tamanho das mamas não tem nenhuma relação com a capacidade de amamentar. O que importa é a quantidade de tecido glandular (produtor de leite) dos seios. como regra, a mudança no tamanho das mamas é uma indicação muito mais segura de quanto leite a mulher produzirá. A pista é: se o sutiã tiver aumentado 1 ou 2 números no final da gravidez, os prognósticos são bons.

2- COMO PREPARAR OS SEIOS PARA O ALEITAMENTO?
Até bom pouco tempo atrás, recomendava-se à gestante que friccionasse os mamilos com uma bucha com a intensão de fortalecê-los. Entretanto, esse conselho está superado. Estudos recentes comprovaram que tal ação não favorece em nada o sucesso da amamentação. Descobriu-se que, durante a gravidez, o próprio organismo da futura mãe se incumbe de preparar os mamilos. Ou seja, a lubrificação extra de que precisarão será fornecida por glêndulas que produzem um óleo que lubrifica e protege os seios. A orientação é evitar o uso de sabonete nos mamilos por volta do 7º mês, para não secar a pele e provocar consequentes rachaduras quando o bebê sugar o leite. A higiene deve ser feita apenas com água, em especial quando iniciar a amamentação.

3- O QUE FAZER PARA EVITAR FISSURAS NOS MAMILOS?
As fissuras ou rachaduras, assim como a sensibilidade aumentada dos mamilos quando o bebê mama, são comuns, sobretudo nos primeiros dias. Expor os mamilos ao sol, fazer compressas frias com saquinho de chá de camomila e usar pomadas à base de lanolina ajudam a cicatrizar. Outras causas de fissuras costumam ser a má posição da criança ao mamar e a técnica incorreta de sucção - a chamada pega.

4- SE A FISSURA FOR GRANDE E MUITO DOLORIDA, O QUE FAZER PARA MANTER A AMAMENTAÇÃO?
Nos casos graves, dependendo da extensão da rachadura, a mulher deve suspender a sucção direta ao seio por um período de 24 a 28 horas, ordenhar a mama machucada (por meio de uma bombinha especial ou manualmente) e oferecer o leite na colherzinha, ou no conta-contas (não na mamadeira!). Dessa forma, a pele irá cicatrizar.

5- O QUE FAZER SE AS MAMAS FICAREM MUITO DURAS, DIFICULTANDO A AMAMENTAÇÃO?
Geralmente, isso acontece quando os seios estão muito cheios. Trata-se do chamado "ingurgitamento mamário" por causa do aumento da quantidade de sangue de de leite retido nas glândulas. Quando isso ocorre, as mamas ficam inchadas, doloridas e até quentes. Para facilitar a amamentação, massageie-as com as pontas dos dedos. Vale fazer, também, compressas frias ou ficar embaixo do chuveiro, com água fria, massageando os seios e retirando um pouco de leite até aliviar a dor. A água quente é desaconselhada, porque estimula a produção do leite e, neste caso, o objetivo é esvaziar as mamas.

6- COMO FAZER O BEBÊ PEGAR CORRETAMENTE O MAMILO?
Garantir uma boa pega é fundamental para o sucesso da amamentação. Para isso, espere a boca do bebê estar bem aberta e aproxime-a do mamilo. Traga o bebê para o peito, e não o contrário. Coloque não apenas o mamilo, mas o máximo possível da aréola na boca do pequeno. Entre os sinais de que houve uma boa pega estão: o lábio inferior da criança está virado para fora, por baixo do mamilo; as orelhas do bebê se mexem enquanto ele suga; você não sente nenhuma dor. Se doer, retire seu filho do seio e acomode-o novamente, porque a pega errada pode machucar os mamilos. Para largar o peito, insira o dedo mínimo no canto da boca do bebê, rompendo a vedação que se forma em volta da mama.


7- A MULHER QUE TEM MAMILOS INVERTIDOS PODE AMAMENTAR?
Sim. São raros, mas algumas mulheres têm 1 ou os 2 mamilos invertidos ou achatados. Para ajudar a puxá-los para fora, durante a gestação, é conveniente usar conchas de amamentação (de silicone ou de plástico, vendidas em farmácias), que possuem ou orifício para encaixar a aréola. dessa forma, o bico é levemente pressionado e, aos poucos, vai se projetando.

8- QUAIS SÃO AS MELHORES POSIÇÕES PARA AMAMENTAR?
Uma boa posição deixa mãe e filho confortáveis, ajuda a evitar que os amamilos se machuquem, faz o leite fluir bem e o bebê sugar com eficiência. São elas:
*Sentada: a mais tradicional, em que o bebê está de frente para a mãe, de tal maneira que seu abdome fica colocado em frente ao dela. Quanto mais próximo estiverem os corpos, mais fácil se torna para o bebê mamar.

*Sentada cruzada: o bebê é apoiado em um travesseiro cruzado por baixo do braço da mãe (os pés da criança apontam para as costas dela). Em uma das mães, a mulher apóia a cabeça do bebê e, com a outra oferece o seio.

*Deitada: frente a frente com o filho, a mãe oferece o peito do lado que está deitada. Essa posição é mais apropirada quando a mulher foi submetida a uma cesariana.

*Posição de cavalinho: sentada com as pernas cruzadas, a mãe coloca o bebê com as pernas abertas sobre sua coxa. Em seguida, apóia a cabeça e o pescoço do bebê com uma mão e, com a outra, oferece a mama.


9- COMO DEVE SER A AMAMENTAÇÃO DE GÊMEOS?
Em 1º lugar, saiba que a maioria das mulheres é capaz de amamentar gêmeos, já que a lactação funciona segundo o princípio da oferta e procura. Sendo assim, a sucção de 2 bebês produz leite suficiente para ambos. Amamentar os 2 juntos é uma boa opção. Segure-os como "bola de futebol americano" (apóie a cabeça de cada um na palma das mães e o corpo no antebraço), ou deite-os à sua frente, cruzando as pernas deles em seu colo. Alterne a mamada de cada bebê nos 2 seios, para equilibrar a necessidade de cada um e evitar que você fique com os seios assimétricos, caso um mame mais que o outro.

10- QUAL É O MELHOR MODELO DE SUTIÃ PARA A MULHER QUE ESTÁ AMAMENTANDO?
De modo geral, os modelos próprios para amamentação têm abertura frontal e oferecem um bom apoio nas costas e nos ombros. É muito importante usar um tamanho adequado , também para dormir, para deixar as mamas bem sustentadas e favorecer a drenagem do leite.

11- O QUE É E COMO EVITAR A MASTITE?
A mastite ou inflamação da mama acontece por causa do acúmulo de leite. É facilmente diagnosticada: as mamas ficam quentes, surge febre, dor à palpação e pode até sair pus. A mastite é mais frequente no terceiro dia após o parto, quando ocorre a apojadura (ou afluência) do leite, e as mamas ficam muito cheias. O tratamento consiste em alicações de compressas úmidas e frias sobre a área afetada, por 5 a 10 minutos, antes de cada mamada e, se necessário a intervalos, até sentir alívio. E mais: a mulher deve amamentar até esvaziar a mama e massageá-la delicadamente enquanto estiver amamentando. Se necessário, o médico receita um analgésico.

12- O QUE É DUCTO BLOQUEADO?
Isso ocorre quando o leite do alvéolo mamário não drena porque está endurecido. É provocado pelo esvaziamento incompleto de 1 ou mais canais da mama, ocasionando um nódulo. Para tratar este problema, é fundamental encontar a melhor posição da mamada e massagear delicadamente a parte afetada em direção ao mamilo, para ajudar a dissolver o pequeno nó.

(Fonte: Revista da Gestante, Ano 2, nº 17, OnLine Editora)

Nenhum comentário: