Lucas está com...

Lilypie Kids Birthday tickers

Pesquisar este blog

domingo, 28 de setembro de 2008

3 MESES-1ª QUINZENA

Uma bolinha branca apareceu na gengiva do seu filho. Será o primeiro dentinho? O calendário indica que não. Ainda faltam três meses para o sorriso do bebê se formar. O intruso, nesse caso, tem outro nome: nódulo de Bohn. Essas pequenas estruturas, para o alívio dos pais e das mães, não são malignas e costumam desaparecer rapidamente.
Alguns recém-nascidos, no entanto, podem nascer com um dente. É mais raro e, por isso, vale marcar uma consulta com o odontopediatra para avaliar o que fazer. Uma radiografia, por exemplo, vai dar boas pistas de como lidar com esse apressadinho.
Enquanto os dentes não chegam, a higiene bucal não deve ser adiada. Depois de cada mamada, a mãe ou o pai devem limpar a gengiva do bebê. O procedimento é simples e, acredite, esse cuidado vai manter o seu filho longe das cáries.

Surgem os primeiros dentes (Por Yara Achôa)
Geralmente eles nascem por volta dos 6 meses. “Mas não há motivo para preocupação se os dentes apontarem entre os 4 e os 8 meses, e até mesmo com 1 ano de idade”, explica a odontopediatra Tânia Lima Barbosa, de São Paulo. Segundo ela, o mais importante não são os períodos em que surgem, e sim a seqüência em que aparecem: incisivos centrais, incisivos laterais, primeiro molar, caninos e segundos molares.

Sorriso em formação (Por Yara Achôa)
Com 12 meses, geralmente o bebê apresenta oito dentes: quatro incisivos superiores e quatro incisivos inferiores. Isso é apenas uma previsão, pois a cronologia da dentição é diferente em cada criança.

O que são os nódulos de Bohn? (Por Yara Achôa)
São estruturas benignas com o formato de pequenas bolas branco-amareladas que surgem na boca de recém-nascidos. Geralmente desaparecem nos primeiros meses de vida. “Esses nódulos podem ser encontrados na gengiva. Por isso, costumam ser confundidos com os dentes”, relata o odontopediatra Fábio Bibancos, de São Paulo. Outra manifestação semelhante é a chamada pérola de Epstein. “Só que, nesse caso, a bolinha fica localizada no centro do palato, no céu da boca”, explica a odontopediatra Estela Aranha, de São Paulo. A pérola de Epstein, como os nódulos, também some naturalmente.

Alguns bebês já nascem com dentes (Por Yara Achôa)
São os chamados dentes neonatais. Eles podem ser da série normal (de leite) ou supranumerários, ou seja, de uma terceira dentição. Sua causa ainda é desconhecida. “Quando é supranumerário, sabe-se que se trata de um fator hereditário”, diz o odontopediatra Fábio Bibancos, de São Paulo. Nesse caso, os pais devem procurar um especialista. Ele examinará a região e, com base na radiografia da boca do bebê, definirá como resolver o problema.
A decisão de remover o dente precoce depende de vários fatores. Se ele estiver bem fixo e não interferir na amamentação, poderá ser mantido. “Uma pequena lixada pode ajudar caso ele esteja pontudo”, diz a odontopediatra Tânia Lima Barbosa, de São Paulo. Dentes neonatais frouxos devem ser extraídos para evitar que a criança os engula ou aspire por acidente.

Limpe a gengiva após a mamada (Por Yara Achôa)
A higiene bucal no bebê deve ser feita desde o nascimento, sempre após a amamentação. Quando a criança ainda não apresenta nenhum dente, a limpeza pode ser realizada com uma dedeira de silicone, uma gaze ou uma fralda embebida em água filtrada ou fervida. “Passe-a com cuidado sobre a gengiva e a língua”, orienta o odontopediatra Fábio Bibancos, de São Paulo. A partir do nascimento do primeiro dente, utilize uma escova dental infantil. “Escolha uma de cerdas macias, de cabeça pequena e arredondada”, ensina a dentista Camila Oda Maeda, de São Paulo. Realize delicadamente movimentos circulares para remover os resíduos de leite e de papinhas. Você pode ou não se valer de creme dental até o primeiro ano de idade. Se optar por usá-lo, lembre-se de que deve ser sem flúor – afinal, a criança pode engolir a pasta sem querer. “Mas o que realmente importa nessa fase é a escovação”, afirma a odontopediatra Estela Aranha, também da capital paulista.

(Fonte: www.bebe.com.br)

Nenhum comentário: