Lucas está com...

Lilypie Kids Birthday tickers

Pesquisar este blog

sábado, 13 de dezembro de 2008

5 MESES-2ª QUINZENA

Em breve, os primeiros dentes do seu filho vão despontar e, logo mais, ele vai abrir aquele sorrisão. Os sinais de que isso está prestes a acontecer são fáceis de notar. A gengiva coça muito e fica inchada, vermelha. E o bebê, que não resiste a essa coceirinha, leva sempre à boca algum brinquedo para reduzir o desconforto. Se ele estiver fazendo isso com freqüência, você já sabe que tem dente à vista...
Será que dói? Depende. Quando os pais costumam usar gaze ou dedeira para limpar a boca da criança logo após a mamada, além de prevenir as cáries, também estão preparando a gengiva para receber os dentes. Então, se você adotou esse cuidado até aqui, pode relaxar. Mas atenção: o bebê talvez apresente um pouco de febre nesse momento. Veja o que dizem os médicos sobre esse outro sintoma.
Surgem os primeiros dentes (Por Yara Achôa)
Geralmente eles nascem por volta dos 6 meses. “Mas não há motivo para preocupação se os dentes apontarem entre os 4 e os 8 meses, e até mesmo com 1 ano de idade”, explica a odontopediatra Tânia Lima Barbosa, de São Paulo. Segundo ela, o mais importante não são os períodos em que surgem, e sim a seqüência em que aparecem: incisivos centrais, incisivos laterais, primeiro molar, caninos e segundos molares.

Sorriso em formação (Por Yara Achôa)
Com 12 meses, geralmente o bebê apresenta oito dentes: quatro incisivos superiores e quatro incisivos inferiores. Isso é apenas uma previsão, pois a cronologia da dentição é diferente em cada criança.

Limpe a gengiva após a mamada (Por Yara Achôa)
A higiene bucal no bebê deve ser feita desde o nascimento, sempre após a amamentação. Quando a criança ainda não apresenta nenhum dente, a limpeza pode ser realizada com uma dedeira de silicone, uma gaze ou uma fralda embebida em água filtrada ou fervida. “Passe-a com cuidado sobre a gengiva e a língua”, orienta o odontopediatra Fábio Bibancos, de São Paulo. A partir do nascimento do primeiro dente, utilize uma escova dental infantil. “Escolha uma de cerdas macias, de cabeça pequena e arredondada”, ensina a dentista Camila Oda Maeda, de São Paulo. Realize delicadamente movimentos circulares para remover os resíduos de leite e de papinhas. Você pode ou não se valer de creme dental até o primeiro ano de idade. Se optar por usá-lo, lembre-se de que deve ser sem flúor – afinal, a criança pode engolir a pasta sem querer. “Mas o que realmente importa nessa fase é a escovação”, afirma a odontopediatra Estela Aranha, também da capital paulista.

Dente à vista (Por Yara Achôa)
Gengiva vermelha e inchada quase sempre é sinal de dente nascendo. Isso, no entanto, não representa um quadro de dor para o bebê. É um processo natural. “No período da erupção dos primeiros dentes, a gengiva pode ficar mais avermelhada, com um aumento de volume”, confirma o odontopediatra Fábio Bibancos, de São Paulo. É cada vez mais raro a criança ter febre durante esse período. Isso porque, com a limpeza desde o nascimento (que pode ser feita com dedeira, gaze ou fralda), a gengiva fica mais “calejada”. Na hora em que os dentes descem, portanto, não causam grande desconforto na região. “Se isso acontecer, será uma febre leve, passageira e de no máximo 37 ºC”, explica a odontopediatra Estela Aranha, também de São Paulo. Agora, se o dente já nasceu e a gengiva ao redor estiver avermelhada ou inchada, cuidado. Pode ser sinal de gengivite, uma inflamação causada pela falta de higiene bucal.

(Fonte: www.bebe.com.br)

Nenhum comentário: