Lucas está com...

Lilypie Kids Birthday tickers

Pesquisar este blog

domingo, 9 de março de 2008

23 SEMANAS




Seu bebê
Mais um órgão foi ativado. O pâncreas, que começou a se desenvolver por volta da nona semana, recebeu os últimos ajustes e está pronto para produzir o hormônio insulina. Esse órgão vital será encarregado de manter a glicose sob controle no sangue do seu filho toda vez que ele ingerir qualquer alimento, inclusive as guloseimas que as crianças tanto adoram. Os ouvidos do seu futuro bebê também estão funcionando melhor. A partir desta semana, ele percebe com mais exatidão os sons graves, os diferentes ritmos de fala e, claro, as melodias. Então, modere o tom da sua voz! Você pode despertá-lo do seu sono de bebê...

Sua gravidez
Você ganhou uma linda barriga, que cresce a cada dia e requer muitos cuidados. Como toda mãe, a essa altura com certeza já sacou uma fita métrica para conferir o quanto ela se expandiu. Até agora, sua barriga deve ter alcançado 22 cm. Mas, nos últimos dias de gravidez, ela vai chegar aos 40. Conforme a barriga cresce, a pele coça e estrias podem aparecer. Alguns cremes podem prevenir as coceiras e, de quebra, evitar essas marcas. Uma alimentação saudável, rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes, também contará pontos a favor da sua saúde e da beleza da sua pele.

Por que você precisa de vitamina E? (Por Micheline Matos)
A vitamina E funciona como um poderoso antioxidante: protege o organismo da mãe da ação de toxinas e também as células do bebê que estão se desenvolvendo. Ela é responsável pela regeneração dos tecidos do corpo, incluindo sangue, pele, ossos, músculos e nervos. Um estudo concluído em 2006 por pesquisadores da Universidade de Aberdeen, na Escócia, revelou que a baixa ingestão de vitamina E durante a gravidez pode predispor a criança a desenvolver asma por volta dos 5 anos de idade. Esse nutriente é encontrado em azeite de oliva, gema de ovo, fígado, gérmen de trigo, óleo de girassol, arroz, amêndoa, nozes, castanha-do-pará, vegetais folhosos e legumes.

Por que você precisa de zinco? (Por Micheline Matos)
O zinco atua na cicatrização dos ferimentos e contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico. A produção de material genético, como o DNA, também depende desse nutriente, por isso ele é tão importante durante a gravidez. Suas fontes são carnes, peixes, ostras e crustáceos, iogurte, gérmen de trigo, ovos e cereais enriquecidos.

O que não pode faltar no prato da gestante (Por Micheline Matos)
Os alimentos consumidos durante a gravidez fornecem a energia e os nutrientes necessários para o bebê se desenvolver. Por isso, o cardápio das gestantes precisa ser rico e variado. Não podem faltar cereais, leguminosas, laticínios, carnes, peixes, hortaliças e frutas. Confira as vantagens de cada um deles:Grãos e cereais (pães, arroz, aveia e massas)Alimentos preparados com farinhas de trigo e milho são uma boa pedida, pois elas são enriquecidas com ácido fólico, uma vitamina que previne defeitos congênitos, principalmente no cérebro e na medula espinhal. Leguminosas (feijão, grão-de-bico e soja)Contêm ferro, um nutriente que reduz os riscos de anemia e, por isso mesmo, não pode ficar ausente do cardápio das grávidas. Laticínios (leite, queijo e iogurte)São excelentes fontes de proteína e também de cálcio, um mineral que contribui para a formação dos ossos e dentes do bebê. Carnes magras, aves e peixesVitaminas do complexo B, ferro e especialmente proteínas – todos essenciais para o desenvolvimento do feto – são encontrados nesses alimentos. HortaliçasTomate, ervilha e brócolis são também fontes de ácido fólico, a vitamina do complexo B que previne a malformação do tubo neural, que afeta o cérebro e a medula espinhal da criança. FrutasSão ricas em fibras, por isso ajudam a regular o trabalho do intestino e previnem a prisão de ventre durante a gravidez.

Suplemento de ácido fólico (Por Micheline Matos)
Não é exagero afirmar: o consumo desse nutriente é um pré-requisito para todas as mulheres que desejam engravidar. Essa vitamina, também conhecida como B9 e folato, é responsável pela síntese dos ácidos nucléicos, substâncias envolvidas na produção de proteínas, tecidos e também do código genético. Ela ainda participa do processo de desenvolvimento do tubo neural, o sistema nervoso primitivo do feto. "O fechamento desse tubo é essencial para formar a calota craniana e a coluna vertebral do bebê", esclarece o obstetra Ricardo Barini, do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista.Segundo ele, isso ocorre entre o vigésimo segundo e o vigésimo oitavo dia após a concepção. Daí, se não houver ácido fólico suficiente no organismo da mulher, todo esse trabalho pode ser comprometido. "A carência da vitamina talvez ocasione uma série de defeitos no processo de formação do feto, como a anencefalia, que é a ausência do cérebro", diz Barini. Algumas vezes, quando a mulher descobre que está grávida, o processo de malformação já pode ter começado. Por isso, o ideal é consumir o ácido fólico, em forma de suplemento, três meses antes de engravidar.

(Fonte: www.bebe.com.br)

Nenhum comentário: