Lucas está com...

Lilypie Kids Birthday tickers

Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de agosto de 2008

RELATO DE PARTO

A história da vinda do Lucas - na verdade uma epopéia (rs) - começou na 4ª feira, 25/06, as 4h da matina com contrações q mais pareciam cólicas mesntruais - na verdade, a vontade q tive foi de deitar de bruço com um cobertor na barriga, mas isso era IMPOSSÍVEL!... Elas estavam com uma certa regularidade (a cada 10 min) - e q na 3ª vez q senti concluí q era o trabalho de parto latente, pois elas não duravam muito - no máximo 1 min.

Fiquei assim por 3 dias, mas na 5ª me fizeram ir na maternidade de manhã - na verdade eu tb estava querendo ir, apenas pra saber se estava "tudo bem"... E estava uma maravilha! Lucas serelepe de tudo e as contrações irregulares, sem dilatação. O maridão resolveu levar o malão e teve q trazer tudo de volta, pois não fiquei internada, coisa q tinha avisado antes, pois nem o tampão eu ainda tinha perdido...hehehe. À tarde, fui na consulta com o novo obstetra (dr Coríntio): na avaliação do cardiotoco, as mesmas contrações q o exame mostrou naquela manhã, mas comecei a perder o tampão; colo estava quase esvaecido (o q significava q as contrações q eu sentia estavam diminuindo a "grossura" dele, preparando pro parto) e com menos de 1 cm de dilatação - 1 polpa de dedo. Pra mim isso foi ótimo, pois aquela dorzinha q não me deixava dormir e descançar há quase 2 dias estavam valendo de alguma coisa... O trabalho de parto poderia se desencadear a qualquer momento! Saí de lá dizendo q voltaria pra próxima consulta (rsrsrs) - mal sabia eu o q me esperava! rs

Durante as contrações, em casa, ficava andando, pois ficar parada estava cada vez mais difícil; o problema é q isso estava me cansando, e me preocupando tb, pois se o trabalho de parto demorasse mais alguns dias pra desencadear, talvez eu não estivesse no pique pra suportar tudo o q eu imagina q me esperava... Então à noite, resolvi tomar um buscopan e ir pro banho morno, bem relaxante... Virei ameixa podre! rsrs - fiquei por quase 2h, o q me rendeu 30 min de cochilo sem contração alguma... Como elas voltaram com a corda toda, resolvi dar algum crédito a uma "moda" q soube entre gestantes orkuteiras (hehehe): tomei 3 xícaras de chá de canela - dizem q estimula o trabalho de parto... Ou seja: ou vai ou racha! (rsrs) E passei a noite em exercícios respiratórios, andando e rebolando na bola suissa... O problema maior foi o frio (rs) - se houver um próximo trabalho de parto, vou tentar encaixar com a primavera! rsrs

Na 6ª de manhã estava programada uma aula - a 1ª - de hidroginástica, q o Dr Coríntio tinha conseguido pra mim - na faixa! - numa universidade da ZL. Eu acabei indo - meio a contragosto do maridão e da minha mãe, q quiz ir comigo - mas foi a melhor coisa q fiz!... Hj só me arrependo de não ter pedido pra alguém fotografar, pois nunca mais iria voltar lá(rs). Falei para as fisioterapeutas q estava tendo contrações, e elas resolveram fazer uns exercícios de relaxamento... Q coisa maravilhosa foi aquilo! Tive 2 contrações durante os exercícios, mas na piscina morna, consegui suportá-las sem muitos problemas - embora a fisio q me acompanhou disse q sentiu minha tensão qdo elas vinham (rsrs). Na volta, pela 1ª vez tive q parar pra "exercitar a respiração".

No meio da tarde a coisa deu uma modificada: a duração das contrações aumentou, passando p/ 3 a 4 min... No início da noite resolvi de novo ir pro "banho de relaxamento", mas dessa vez não consegui ficar nem 1h! Saí de lá com mais dor! Minha mãe e marido começaram a fazer cara de preocupação; e a pergunta era: "Isso não está fazendo mal pro Lucas?"; minha reposta: "Não, pois ele está mexendo sempre". Eles ficaram indignados com a minha teimosia em não querer ir pro hospital, andando pra lá e prá cá daquele jeito. Minha resposta: "Pra chocar no hospital, eu choco em casa!" Então combinamos q qdo estivesse com 3 contrações em 10 min, eu iria pro hospital. Como estava com fome, fui jantar - isso eram umas 21h... Sentei pra dar a 1ª garfada, e veio uma contração... Levantei, andei, andei, andei... passou a contração... sentei pra terminar a garfada, e mal terminei essa e já veio outra contração... "Epa", pensei, "as coisas mudaram!". Andei, andei, andei... passou a contração... Sentei de novo e ia dar outra garfada e veio de novo outra contração... "É, definitivamente as coisas mudaram", falei (rsrs). Pedi pra Mariza, q tinha acabado de chegar do Sabará, monitorá-las pra mim... Só q a bunitinha esqueceu de anotar no papel, e meia hora depois, qdo perguntei como estavam, a resposta: "Ah, acho q de 5 em 5 min"... E eu "Como assim 'acho'? Vc não anotou?!?" E lá fomos nós mais meia hora anotando... O resultado final: 3 contrações em 10 min! "Vamos pra maternidade"... E aí foi a correria pra terminar de arrumar a malas, pegar TODAS as coisas, taxi...E eu andando pra lá e pra cá, parando pra exercitar a respiração na contrações e rebolar, pois era a única coisa q conseguia fazer...

Qdo chegamos na maternidade, ai q frio na barriga! Agora minha preocupação era estar sentindo tudo aquilo e ter q ouvir: "Vc está só com 2cm!" Mas ao contrário, ouvi "4 p/ 5 cm, colo médio pra fino, cabeça encaixada"; na cardiotoco, contrações ainda um pouco irregulares mas "eficientes", q significava de alta intensidade. "Ufa!", pensei, "menos mal". O único "probleminha" estava na pressão: 17x10 cmHg!

Às 0h entrei na suíte de parto e Dr Corintio chegou meia hora depois - e qdo viu minha pressão de entrada, quase me esganou (rs).. mas como ela tinha diminuído, ficamos tudo bem... Na avaliação dele: 6 cm, colo médio p/ fino, mas a cabeça estava alta... E o tempo entre as contrações tinha voltado a aumentar, de 3 min pra 10 min! Ficamos preocupados com isso, então resolvi andar, andar e andar (coisa q já tinha feito muuuuuuuuuuuuuuito nas últimas 48h!) Depois de meia hora nova avaliação e tudo igual. Então ele sugeriu romper a bolsa, pois isso com certeza regularizaria as benditas!

Era 1:30 da matina qdo rompemos a bolsa: o líquido saiu claro com grumos (isso quer dizer "Lucas maduro pra nascer"), e realmente as benditinhas começaram a dar o ar da graça. E q graça! Na primeira q veio, dei um pulo da cama, e comecei a andar (acho q o médicoq levou um susto...rsrs)... Na CTB (cardiotoco), o Lucas estava ótimo, quase não tinha queda da aceleração durante as contrações, q a cada vez q vinham ficavam mais intensas e menos suportáveis...

Em 1h30 fui pra 8 cm! Mas o Lucas não estava conseguindo descer - ou eu não estava conseguindo faze-lo descer!... Então o médico sugeriu exercícios de cocoras, e lá fomos nós... Nesse momento o líquido começou a ficar esverdeado claro, mas nada q fosse preocupante. Como a dor estava ficando intensa e eu não estava conseguindo fazer a força, resolvi ir pro banho. Mas não adiantou: estava frio, a água não estava esquentando direito e eu estava começando a perder o controle da dor... Então o médico sugeriu uma analgesia, apenas pra "me aliviar" e fazer voltar ao controle da dor... E eu aceitei - não estava mais conseguindo fazer o meu papel e estava perdendo o meu controle, tanto q não consegui deixa-lo avaliar novamente, pois o líquido já tinha mudado de cor: estava bem mais verde escuro - uma tonalidade q seria normal pra expulsivo, mas não pra posição alta e não encaixada em q Lucas estava... Na verdade, qdo as contrações vinham, sentia o Lucas descer e pressionar os ossos da bacia... e qdo elas acabavam, sentia-o subir novamente... O médico quase não conseguia avaliar em q posição a cabeça do Lucas estava (rs - não acreditei q acabei fazendo uma ceninha por conta da dor q estava sentindo no momento da avaliação...:-S Claro q ele não insistiu mais, pois entendeu q eu estava sentindo muita dor...rs)
Na analgesia, foi difícil ficar parada e por conta do inchaço a punção foi um pouco mais alta do q o meu médico queria q fosse... Com isso minhas pernas ficaram mais dormentes do q deveriam, além do q me deu um sonão escomunal! (isso devido aos 3 dias sem dormir)... Mas ela aliviou bastante a dor... O médico pediu pra colocar ocitocina - pois com a analgesia as contrações diminuíram novamente e como elas ainda estavam irregulares, não queríamos q a coisa desandasse naquele momento... Ele por fim conseguie me avaliar: 10 cm (!), colo praticamente esvaecido (fino), mas a cabeça continuava alta e o líquido estava ficando cada vez mais escuro... Comecei a fazer a força novamente... Como não tinha banquinho de cócoras, tive q modificar a cama de parto pra essa posição (isso mesmo...rs... eu mesma preparei minha cama pra parto cócoras - era a única posição q conseguia ficar melhor - pois estavam acontecendo mais 2 partos normais e a equipe de enfermagem demorou pra vir - e não me importei em fazer isso, pois a cama era a mesma do hospital onde trabalho e eu sabia como manejá-la...rs)...
Fiquei de cócoras e dá-lhe força pra fazer o Lucas descer... MAS ELE NÃO DESCEU... Percebi na cara do médico q a coisa não estava indo bem.... Ele pediu pra uma enfermeira obstetra, q tinha vindo ajudar a equipe da unidade e acabou ficando na sala comigo (me ajudou muuuito na hora da analgesia, falando comigo e me acalmando) avaliar a descida... Realmente ele estava na metade do caminho... Ela pediu autorização pra dar uma "ajudinha", empurrando minha barriga pra baixo na contração, visto q eu estava sentada... ele deixou e eu tb - pois àquela altura, toda ajuda era muito bem vinda... mas isso tb não ajudou muito: O LUCAS NÃO DESCEU... Nessa hora vi o líquido q saía estava bem mais escuro (um verde muuuuuuuuuito escuro)... E já tinha se passado 1h desde a analgesia... Meu médico ficava cada vez mais "preocupado" - embora não dissesse nada, via por seu semblante q a coisa não estava progredindo... e eu percebi q não estava mesmo, pois há quase 2 horas eu estava fazendo força pra expulsar o Lucas e nada de conseguir faze-lo "encontrar o caminho"!...

Então ele sentou na minha frente e disse: "Vc sabe q a gente tem um tempo pra esperar a coisa toda acontecer.... E esse tempo está se esgotando... Eu acho q o seu bebe não vai vir por via baixa... Na posição em q ele está eu não tenho nem segurança em tentar um forceps de cabeça derradeira..." "E já faz 1 hora q vc está fazendo o máximo de força e ele não desce... Eu acho q a gente vai ter q optar por uma via alta"... E eu respondi: "É, eu sei... Entaõ vamos lá!"... E por fim resolvemos partir pra cesárea (isso eram 5:30)...

O Lucas nasceu as 5:47, com 49 cm, 3230g, apgar 7 e 9, num "banheiro" como o médico disse (Rs), pois estava 4+ de meconio! Seu chorinho foi cansado, como é de se esperar numa situação assim.... Eu vi todo o atendimento dele, pois a posição q a mesa ficou me permitiu a isso: vi qdo fizeram lavagem gastrica e o líquido q saiu estava bem verde... A neonatologista veio falar comigo e disse q ele iria ter q ir pra uma "observação" neonatal, mas q estava tudo bem com ele... Mal sabia eu q essa "observação neonatal" era a UTI!...

Na verdade o problema q o levou pra UTI não foi a demora pra nascer ou o mecônio espesso q ele engoliu/aspirou - pois com 3h de vida ele estava completamente recuperado do trabalho de parto... Foi uma má formação congenita cardíaca, chamada TETRALOGIA DE FALLOT, q não foi diagnosticada durante a gravidez (o q depois entendi q foi melhor, pois a família e até eu ficaríamos muito apreensivos, e eu não teria tido a oportunidade de passar por todo esse "trabalho"...rs)... Lucas ficou internado até o 7º dia de vida... durante a internação, amamentei mas mesmo assim ele teve q ser complementado, pois por conta da cardiopatia (q é cirúrgica) ele se cansa facilmente...


Qdo viemos pra casa continuei a "briga" na amamentação - pois era isso q fazíamos nos 1ºs 15 minutos - e na complementação tb ele brigava um pouco (por conta de estar extremamente com fome depois de tanto tempo tentando pegar o peito). Uma semana depois, na consulota com o pediatra, ele havia ganhado apenas 80g... 3 dias depois passamos na cardiologista e ele havia ganhado apenas 10 gramas... A orientação não podia ser outra: diminuir o tempo de amamentação!... E foi o q tive q fazer - um pouco a contra gosto, pois já q não tinha conseguido o parto normal, pelo menos a amamentação iria ter.... Mas isso tb não estava sendo possível pois ele nao estava ganhando o peso adequado... 3 dias depois ele foi fazer novo exame (ecocardio) e a cardio achou melhor interna-lo novamente pois clinicamente ele nao estava muito bem - ficava roxo facilmente e principalmente qdo chorava.

Nessa internação seu peso estava 150g a mais !!! (amamentando no maximo 15 min e se ele começava a brigar muito eu dava o complemento e ordenhava o leite, q era oferecido na proxima mamada)... Após 3 dias de internão e novo eco, decidiu-se q nao seria feita cirurgia paliativa por enqto, mas com tantas preocupações o leite tinha diminuido muito - estava ordenhando na maquina 15 ml em 40 min!... De volta pra casa, ordenhei na mão, 20 ml em 45 min... Alem disso, Lucas ficava cada vez mais nervoso pra conseguir pegar o peito, pois a qtdade q vinha era menor, e sendo "menino" e fominha, queria tudo rapidinho....Comecei a ficar mais cansada e preocupada com a escasses do leite, deixando de curtir o Lucas... acredito q a amamentação tenha q ser prazeroso p/ os dois - mae e filho... e naquele momento naõ estava sendo p/ quase nenhum - pois ele brigava cada vez mais e eu me preocupava cada vez mais q o leite estava diminuindo...Resolvi entao parar a ordenha e amamentação...

Hoje (12/08) ele está com mais de 4 kg (3915g em 30/07), mamando entre 90 e 110 ml por mamada (a cada 2,5 a 3h) de complemento... Com a medicação q recebe (propranolol) tem ficado mais rosado em vez de roxo, o q é muito bom... e a cada dia mais lindo!!!! Embora sua cardiopatia esteja relacionada a uma síndrome (DiGeorge), q ainda estamos investigando, ele está se desenvolvendo adequadamente...






E este é o relato do meu parto! Embora tenha sido com intervenções e acabado numa intervenção, acredito q tudo foi feito da melhor maneira possivel, e em todos os momentos Deus é quem estava dirigindo TUDO! Estou me recuperando a contento da cirurgia, tendo sentido muita dor na 1ª semana e um pouco menos na 2ª, diminuindo gradativamente.... Esta semana na consulta de 40 dias, minha incisao esta completamemte e super bem cicatrizada, inclusive os pontos internos nao apresentam "alterações", como queloides... Ainda quero tentar uma última vez amamentar o Lucas, e estou analisando a locação de uma bomba tira-leite mecânica - pelo menos até os 4 meses...


Agora estamos curtindo e seguindo com os cuidados com o nosso Lukita-Sukita (rsrs... é assim q eu e Vlamir o apelidamos...rsrs) e o tchutchuquinho da tia Mariza (rsrs)









Beijão a todos!


PS: vídeo do nascimento do Lucas, gravado por seu pai Vlamir.

Um comentário:

keith disse...

Lendo o relato de seu parto, consegui imaginar tudo que sentiu...

Desejo tudo de bom para vc e para seu principe

Bjs