Lucas está com...

Lilypie Kids Birthday tickers

Pesquisar este blog

domingo, 28 de setembro de 2008

3 MESES-1ª QUINZENA

Uma bolinha branca apareceu na gengiva do seu filho. Será o primeiro dentinho? O calendário indica que não. Ainda faltam três meses para o sorriso do bebê se formar. O intruso, nesse caso, tem outro nome: nódulo de Bohn. Essas pequenas estruturas, para o alívio dos pais e das mães, não são malignas e costumam desaparecer rapidamente.
Alguns recém-nascidos, no entanto, podem nascer com um dente. É mais raro e, por isso, vale marcar uma consulta com o odontopediatra para avaliar o que fazer. Uma radiografia, por exemplo, vai dar boas pistas de como lidar com esse apressadinho.
Enquanto os dentes não chegam, a higiene bucal não deve ser adiada. Depois de cada mamada, a mãe ou o pai devem limpar a gengiva do bebê. O procedimento é simples e, acredite, esse cuidado vai manter o seu filho longe das cáries.

Surgem os primeiros dentes (Por Yara Achôa)
Geralmente eles nascem por volta dos 6 meses. “Mas não há motivo para preocupação se os dentes apontarem entre os 4 e os 8 meses, e até mesmo com 1 ano de idade”, explica a odontopediatra Tânia Lima Barbosa, de São Paulo. Segundo ela, o mais importante não são os períodos em que surgem, e sim a seqüência em que aparecem: incisivos centrais, incisivos laterais, primeiro molar, caninos e segundos molares.

Sorriso em formação (Por Yara Achôa)
Com 12 meses, geralmente o bebê apresenta oito dentes: quatro incisivos superiores e quatro incisivos inferiores. Isso é apenas uma previsão, pois a cronologia da dentição é diferente em cada criança.

O que são os nódulos de Bohn? (Por Yara Achôa)
São estruturas benignas com o formato de pequenas bolas branco-amareladas que surgem na boca de recém-nascidos. Geralmente desaparecem nos primeiros meses de vida. “Esses nódulos podem ser encontrados na gengiva. Por isso, costumam ser confundidos com os dentes”, relata o odontopediatra Fábio Bibancos, de São Paulo. Outra manifestação semelhante é a chamada pérola de Epstein. “Só que, nesse caso, a bolinha fica localizada no centro do palato, no céu da boca”, explica a odontopediatra Estela Aranha, de São Paulo. A pérola de Epstein, como os nódulos, também some naturalmente.

Alguns bebês já nascem com dentes (Por Yara Achôa)
São os chamados dentes neonatais. Eles podem ser da série normal (de leite) ou supranumerários, ou seja, de uma terceira dentição. Sua causa ainda é desconhecida. “Quando é supranumerário, sabe-se que se trata de um fator hereditário”, diz o odontopediatra Fábio Bibancos, de São Paulo. Nesse caso, os pais devem procurar um especialista. Ele examinará a região e, com base na radiografia da boca do bebê, definirá como resolver o problema.
A decisão de remover o dente precoce depende de vários fatores. Se ele estiver bem fixo e não interferir na amamentação, poderá ser mantido. “Uma pequena lixada pode ajudar caso ele esteja pontudo”, diz a odontopediatra Tânia Lima Barbosa, de São Paulo. Dentes neonatais frouxos devem ser extraídos para evitar que a criança os engula ou aspire por acidente.

Limpe a gengiva após a mamada (Por Yara Achôa)
A higiene bucal no bebê deve ser feita desde o nascimento, sempre após a amamentação. Quando a criança ainda não apresenta nenhum dente, a limpeza pode ser realizada com uma dedeira de silicone, uma gaze ou uma fralda embebida em água filtrada ou fervida. “Passe-a com cuidado sobre a gengiva e a língua”, orienta o odontopediatra Fábio Bibancos, de São Paulo. A partir do nascimento do primeiro dente, utilize uma escova dental infantil. “Escolha uma de cerdas macias, de cabeça pequena e arredondada”, ensina a dentista Camila Oda Maeda, de São Paulo. Realize delicadamente movimentos circulares para remover os resíduos de leite e de papinhas. Você pode ou não se valer de creme dental até o primeiro ano de idade. Se optar por usá-lo, lembre-se de que deve ser sem flúor – afinal, a criança pode engolir a pasta sem querer. “Mas o que realmente importa nessa fase é a escovação”, afirma a odontopediatra Estela Aranha, também da capital paulista.

(Fonte: www.bebe.com.br)

sábado, 13 de setembro de 2008

FILME - DA CONCEPÇÃO ATÉ 1 MES...

Até q enfim vou conseguir colocar um filme com algumas fotos do lucas - na verdade essa animação foi apresentada na IBFH no dia da apresentação do Lucas...
E como ainda não postei as fotos desse dia, aproveito p fazer hj...

Bom divertimento (ou será choradeira?) a todos...




A família toda estava presente! E a bisa só de olho em mim...rsrs











A titia Marina, com essa vozinha meiga, cantou, enqto no telão aparecia a animação q a mamãe fez sobre a minha espera e qdo eu nasci, até o 1° mesversário...










O pr Kleber primeiro leu um texto da bíblia (pena q mamãe, com essa cabeça de ventania q ela tá, não consegue lbmar qual é o texto...afffff :-P )










E depois ele me pegou no colo pra orar por mim, me abençoar e dedicar minha vida a Deus... Meu papi não se aguentava de tanto chorar... a mamãe achou até q ele fosse passar mal...

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

2 MESES-2ª QUINZENA

Agora que o seu filho nasceu, você está radiante de felicidade. E, como toda mãe e pai orgulhosos, quer exibi-lo ao mundo. Não tenha pressa. O bebê passou nove meses protegido dentro do útero, portanto precisa de algum tempo para se adaptar ao novo ambiente.
Aos dois meses e meio, a pele dele é muito delicada e não pode ficar exposta ao sol, mesmo nos horários mais brandos. O protetor solar, por enquanto, não é recomendado. O que fazer, então? Veja o que ensinam os dermatologistas.
Outro que precisa se ajustar à vida fora do útero é o aparelho digestivo. O estômago e o intestino podem surpreender o seu filho com as cólicas. O pequeno, em resposta, geralmente se contorce todo. Ai, que desespero para pais e mães... Principalmente os de primeira viagem. Mas não há motivo para tanta preocupação. Os sintomas são passageiros e indicam que esses órgãos estão se esforçando para trabalhar melhor.


Por que a pele da criança é mais sensível? (Por Adriana Toledo)
Você já deve ter notado que a pele dos pequenos é mais delicada e suscetível a problemas dermatológicos. Isso acontece por vários motivos. “A pele da criança é mais fina e tem menor quantidade de pêlos e de sebo, que a protege”, justifica a dermatologista Meire Brasil, da Universidade Federal de São Paulo. Sem contar que os pequenos adoram brincar em parquinhos e tanques de areia e colocar a mão em todos os objetos que vêem pela frente, o que facilita o contato com microorganismos.


Longe do sol (Por Adriana Toledo)
Até os seis meses de idade, não é recomendável o uso de protetor solar, pois a criança pode desenvolver alguma alergia ou irritação. Assim, a saída é mantê-la bem longe do sol. “Em ambientes ao ar livre, vale lançar mão de acessórios como bonés e camisetas ou, então, escolher um local com sombra”, aconselha o pediatra Antônio Carlos Madeira, do Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, no Rio de Janeiro.


Mãe, pai: as cólicas do bebê são algo normal (Por Tito Montenegro)
Está aí um dos problemas mais comuns das crianças. As cólicas são muito freqüentes especialmente nos três primeiros meses, quando o sistema digestivo ainda não está bem amadurecido. Na verdade, como todo o restante do corpo, órgãos como o estômago e o intestino ainda estão aprendendo a funcionar. Os sintomas são fáceis de perceber e não há motivo para os pais se desesperarem. “Nesse período inicial, é bom lembrar, a cólica é considerada algo normal. Algumas crianças têm mais e outras menos”, afirma a nutricionista Tessa Guimarães, do Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre.


Sinais de cólica (Por Tito Montenegro)
Quando a criança está sentindo o desconforto provocado pela cólica ela normalmente se contrai, como se estivesse se contorcendo, e costuma flexionar a perna. É possível ajudar o pequeno a se livrar desse incômodo (ou, ao menos, diminuir o sofrimento). Procure fazer massagem na barriga, sempre de cima para baixo ou no sentido anti-horário, que é o mesmo do caminho intestinal. Aquecer o local também ajuda.


Fonte: www.bebe.com.br

terça-feira, 9 de setembro de 2008

ENQUETE... OU PARA OS MODERNOS, QUIZZZZZZZZZZZZ...

Olá pessoas! Tudo bem com todos? Aqui estamos todos bem, nos vários preparativos q o mes de setembro está nos reservando... hehehe

Enquanto isso, quero lançar um desafio a vcs, visitantes, olhantes, participantes deste blog...

É o seguinte: Vou colocar uma foto abaixo, e uma pergunta com opções pra q vcs escolham qual se encaixa melhor... Então vamos lá...

A foto é esta:

QUEM É ESTE BEBÊ???????
Opções:
a) Lucas
b) Mamãe Mariléia
c) Papai Vlamir
d) Vovô Gerarcino
e) Vovó Dalila
f) Vovô Vladir
g) Vovó Dulce
h) Titia Marina
i) Titia Mariza
j) Titio Vladson

Então?
Qual destas pessoas vc acha q é o bebê da foto?
As respostas vcs deverão escrever no "comentários" e assinar com o nome, pra eu saber quem é q está respondendo, ok?

O resultado vou colocar entre os dias 28/09 e 02/10 - semana do 3° mesversário do Lucas...
Divirtam-se quebrando a cabeça!...rsrs
Beijão a todos!

domingo, 7 de setembro de 2008

2° MESVERSÁRIO

Neste 2° mes de vida do Lucas, acalçamos algumas bençãos:

->creceu (55 cm) e engordou (4330g)

-> ele não fica mais roxinho qdo chora - agora é vermelho! - graças ao efeito ideal da medicação...

-> ele está dando mais sorrisos - banguelas [e vcs vão me desculpar mas as fotos ficaram no outro computador... então vou postar só qdo voltar pra sampa... sorry... :-( ]

-> começou a balbuciar vogais - principalmente A e U [esse tem filme! rs] - e AMA cantar com a tia Mariza - o filme desse esta no outro pc tb... bua!


A barriga da mãe até q serve pra alguma coisa...rs










Fotos de pijama com a vovó Dalila...








...e titia Mariza (Ai q soninho!)...










...e com papai e mamãe (na verdade a mamy tirou foto dele de pijama com a família inteira!!!rsrs)










Minha primeira festa (de casamento, pra variar!) foi no casório da prima Karen... rs Tô um hominho!








Aí, no domingo a mamy me arrumou todo bonitinho pra ir na igreja (pra conquistar a mamy da Gabriela...rsrs)... só q na hora de mamar, eu vomitei tudo na roupa (minha e da mamy...rs)...







...e qdo fui tirar foto com a mamy Cátia do JV, teve q ser de pijama - dessa vez de coelhos... hehehe






Quase sentado... na verdade esse troço vermelho na minha cabeça é o apoio q a mamy usa pra eu ficar sentadinho assim...rsrs










E no meu 2° mesversário, não poderia faltar a foto de rostinho colado com a bisa! Ai q delícia!










Uma foto de chororô - mas me dêem um desconto: a vacina da BCG tava dolorida!... =-(








Com papy e mamy... Mais um mes de vida pra mim!!!!








E nesse mês, fiz niver com meu papy!!!











Agora vamos ao filme!




Beijão a todos!

sábado, 6 de setembro de 2008

MAIS FOTOS...

Esta semana estamos em Jundiaí por vários motivos... Um deles é o Vlamir procurar emprego...

E claro não poderia deixar de fotografar as poses inusitadas do rebento...

Aqui vão elas...

Eu sei, eu sei... ISSO NÃO SE FAZ COM UMA CRIANÇA... mas a curiosidade em saber o peso q ele está foi tão grande - a cardiologista não pode atendê-lo esta semana pois ela está precisando de cuidados médicos tb... hehehe - q uma (a avó) deu a idéia e a outra (a mãe) concretizou...rsrs TOTALIZOU 5,2 KG!!! - se a balança estiver correta, ele deve estar com 5kg, pois o pesei com body e fralda limpa...





E não é q o danadinho achou a maior graça!...rsrs... Não chegou a mostrar o sorrizo banguela, mas fez a carinha de sapeca - a mesma q ele faz qdo vai trocar o fraldão, ou tomar banho no banheirão...rs


A cada dia ele está mais forte com os braços... e claro sempre insistindo em segurar o tetê dele...rs







Como aqui não tinha berço, e comprar um de madeira ia ficar muito caro e o espaço não ia dar pra comportar um, resolvemos comprar um desmontável - q no futuro pudesse ser usado como cercadinho tb... E o titico amou! Dorme as 3 h de sono entre cada mamada, sem acordar uma única vez, e à noite, dorme como um anjinho, só acordando lá pelas 5h - 5h30... UMA BENÇÃO!!!!



E as poses, claro, se tornam uma alegria à parte...rsrs...









Beijos a todos!